terça-feira, 26 de julho de 2011

# comportamento

O bom senso

"Há quatro coisas que não voltam atrás: a pedra atirada,a palavra dita , a flecha lançada, e a oportunidade perdida".(Provérbio chinês)

Quando nos deparamos com este sábio provérbio chegamos a uma conclusão óbvia de que tudo que fizermos e necessário pensar antes de agir, pois nossa atitude determinará algo no qual não teremos como concertar,ou passaremos por constrangimentos que muitas vezes poderíamos ter evitado, e ignoramos a nossa visão, buscando uma atitude impensado e trazendo graves consequências.

Para tudo em nossa vida temos que ter algo tão pequeno mas que nos conduzirá em todas decisões necessárias em nossas vidas que é o bom senso,que segundo a  Wikipédia " é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes à determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas."


Ter bom senso é muitas vezes usufruir da liberdade de expressão que temos sem invadir a privacidade de alguém ou até mesmo falar ,ou questionar assuntos simplismente para ter uma participação em algo ,ou em alguma situação sem entendimento algum, usando o termo bem popular "falar abobrinhas", o bom senso é saber falar na ora oportuna e calar na hora devida.


O bom senso não significa brigar, ofender,impor, entrar em conflito,querer ser mais, e nem muitos menos ter que aceitar uma situação ao qual não concorde.Mas respeitar o espaço e a opinião alheia  de forma agradável e construtiva;


Por isto é necessário pensar bem antes de falar, agir, ou escrever algo,em qualquer momento, circunstância ou lugar,pois uma atitude impensada ou uma palavra mal colocada sem sentido algum acarretará consequências que dificilmente terás como corrigir.Lembre se sempre que quando expressa algo,sempre terá alguém a ouvir,ler e ver,e se você não usar o bom senso poderá ofender, criando conflitos com as pessoas que o cercam.


Permita o bom senso falar mais alto.Ele sempre vira acompanhado de educação , paciência, e respeito.


                     


                                                               Cecilia sfalsin

8 comentários:

  1. Oi Cecília,
    Amo esse provérbio, e percebo que o mal do século hoje é falar sem pensar, e muito pior é falar e agir sem pensar. Essas são as causas de muitas tragédias no nosso país.

    Conheço histórias de pessoas que morreram por que reclamaram do som do vizinho. Se a pessoa se calasse e tentasse resolver de outra forma não chegaria a esse nível.

    Mas, infelizmente no momento de raiva ou estresse, sempre falamos em excesso e depois nos arrependemos. Por isso eu acredito que as pessoas mais equilibradas e maduras hoje, são aquelas que sabem ouvir.
    Saber ouvir hoje é uma qualidade, e acredito que seja muito rara.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Cecília anjo querido.
    Bom senso, para mim, é ter diante de uma situação proposta pela vida, a aptidão de distinguir o caminho mais simples e menos conflitante com nossos ideais e com as pessoas que amamos. Por que o bom senso é tão falado e tão pouco usado. Bom senso é um caminho difícil de seguir, pois existe a tentação; pessoas que têm atitudes sensatas, pensam antes de agir, e param na hora certa. Beijos no seu coração. Kaoma

    ResponderExcluir
  3. Olá Cecília, o bom senso é essencial para que possamos viver em harmonia com todos à nossa volta, é ele que nos limita e nos possibilita pensar antes de agirmos, adorei o post, pois nos faz pensar sobre o tema e conferir se tomamos a nossa dose de bom senso do dia, bjs e flores querida. Deka

    ResponderExcluir
  4. Ei Isa,

    Em primeiro lugar obrigada pela visita em meu blog, e pelas visões que teve em relação a ele, agradeço por me tranquilizar, e quanto a esta mensagem realmente existem momentos que calar se torna uma atitude sábia.Pois palavras mal colocadas podem trazer consequências graves.Agir no bom senso é agir com sabedoria,calculando cada atitude de forma a estar de bem consigo mesmo e com o que esta a sua volta.

    obrigada

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Amiga kAOMA,

    Seu comentário acrescentou mais, realmente se formos analisar e descrever as inúmeras qualificações de bom senso, relataríamos muita coisa , pois ele deve ser um qualidade primordial que se todo ser humano adotasse não haveria tantos conflitos no mundo..

    BEIJOS MINHA QUERIDA AMIGA

    ResponderExcluir
  6. Ola Amiga Deka,

    Belas palavras o bom senso nos possibilita e nos limita em todas as atitudes e decisões...realmente quem o tem sempre sera sábio...

    Abraços minha amiga

    ResponderExcluir
  7. Cecília querida

    Que pertinente este seu texto!

    Se todos parassem para pensar e avaliar consequências antes de falar ou de agir o mundo seria muito melhor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ola van,

    Que bom ter tua presença aqui.

    Realmente, se todos parássemos para fazer uma auto avaliação seriamos bem mais sucedidos com certeza...

    abraços

    ResponderExcluir

A fase mais gostosa de quem escreve é quando conhece a opinião de quem lê....Obrigada por suas palavras e sejas sempre bem vindo(a)....

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Copyright

Os direitos autorais são protegidos pela lei nº 9610/98 e violá-los é crime. Ao copiar textos atribua os créditos.